OFICINA DE VÍDEO


 Este blog foi criado com o intuito de compartilhar as descobertas feitas a partir desta pesquisa de Educação Ambiental Não-Formal. Com isso, pensamos estar colaborando para a democratização do conhecimento. 

 Para isto, disponibilizamos o roteiro elaborado para as oficinas de vídeo na escola e o Manual do Audiovisual - uma cartilha feita para as crianças, com exercícios que ajudam a compreender melhor a técnica e a linguagem audiovisual.  Desejamos que estas informações possam ser utilizadas por outros educadores (e demais interessados) que queiram desenvolver ações educativas através do vídeo.   

        Nossa oficina foi estruturada a partir de três temas básicos que são convergentes e complementares: Desequilíbrio Ambiental, Equilíbrio ambiental e audiovisual

         O plano de trabalho propôs-se a trabalhar a questão do equilíbrio entendendo que este pressupõe a harmonia entre todas as esferas de relacionamento no ambiente. No que tange ao desequilíbrio, a proposta é refletir sobre os modos de pensar e agir baseados na ética capitalista e disseminados pela mídia, e sobre as consequências desta realidade no ambiente. 
 
            O audiovisual permeia os outros dois temas enquanto linguagem e espaço que permite (re)criar as relações e percepções ambientais. Discute os valores e costumes individualistas e mesquinhos que experienciamos em sociedade, ao mesmo tempo em que promove a reflexão sobre maneiras harmoniosas, afetivas de existência, em cooperação com nossos semelhantes e com o ambiente.



    Desequilíbrio Ambiental: problematiza a sociedade do consumo, o uso das tecnologias na atualidade; instiga a reflexão sobre a postura do ser humano em suas relações ambientais, sociais e mentais; promove a análise e a discussão sobre os conflitos ambientais percebidos pela comunidade escolar.

      Equilíbrio Ambiental: promove a reflexão sobre maneiras mais harmônicas de convivência nas três esferas da ecologia e sobre modos de vida sustentáveis; instiga a compreensão do todo e estimula ações que constituam linhas de fuga para os conflitos ambientais locais.


Audiovisual: além de tema básico a ser trabalhado, será instrumento de mediação pelo qual serão trabalhados os demais assuntos abordados na oficina. É a partir do tema Audiovisual que serão introduzidas as discussões sobre a influência da televisão nas subjetividades e as consequências destas imposições em nossas relações. Neste contexto, abre-se espaço também para refletir sobre a utilização do audiovisual de maneira educativa.




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